Deserto de cores e texturas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ainda não são 6 horas quando o jipe acelera. As montanhas de areia já tingem de vermelho o deserto, apesar do sol tímido. O carro avança com os ponteiros do relógio. É preciso ser rápido: o cartão-postal da Namíbia muda em questão de minutos. Um espetáculo de luz e sombra, cores e texturas.

Conforme o sol desponta no céu e esbarra em nuvens estáticas, as dunas mais antigas e altas do mundo assumem diferentes recortes. Ganham movimento, contornos e curvas. Mudam de cor. Uma sequência de cenas mais que perfeitas para um tour fotográfico.

 A estrada invade a aridez de Sossusvlei e as pequenas flores amarelas dão brilho à vegetação rasteira. Árvores secas aos pés das dunas. O jipe para. Dezenas de veados aparecem ao longe, aponta o motorista, ligeiro. Hora de pegar as lentes e descer correndo.

O tempo passa, as dunas crescem – chegam a 330 metros de altura – e o sol brinca de artista. Silhuetas de um lado e areia, agora intensamente alaranjada, de outro. São 10 horas, o motorista demonstra pressa. Está ansioso para revelar uma surpresa.

O jipe desliga de repente. Estamos de frente para a Duna 45 – sim, todas são numeradas – e podemos escalar a montanha. Parece fácil, mas quanto mais você sobe, mais para longe vai o topo. Sente, respire. Caranguejos e escaravelhos azuis surgem em meio às pegadas na areia. Olhe para baixo. De qualquer ponto da duna, a panorâmica encanta.

DEADVLEI
Já é meio-dia quando o motorista fala em Deadvlei. Ele indica com o braço a direção do tal vale morto e alerta: “Só se chega caminhado”, explica. Pouco sabia sobre o lugar, além do fato de ter sido clicado por Sebastião Salgado para o livro África.

Decidi encarar. Uma garrafa d’água e a câmera fotográfica era o máximo que podia carregar comigo. Debaixo do sol de 40 graus, procuro desesperadamente pisar em pedras para evitar a areia fofa. Mas elas são escassas e o esforço dobra. O trajeto de meros 2 quilômetros parece infinito. Turistas ofegantes dizem que o vale está perto. “Depois da subida.” Corro para ver o cenário se revelar, impactante.

O branco do chão, o preto dos troncos retorcidos, o laranja das dunas ao redor. Natureza petrificada. Ganhe o tempo que quiser andando entre as acácias mortas e sentindo a energia local. Nem a leve brisa corta o silêncio.  No percurso de volta, outras imagens com o sol mais baixo. Me assusto ao pensar que esse foi apenas o primeiro chacoalhão da Namíbia sobre a alma. Os dias seguintes prometem.

ODISSEIA
A jornada pela Namíbia pode e deve começar no deserto, que ocupa 70% de seu território, na porção sul do continente africano. Mas antes de chegar às Dunas de Sossusvlei, no Naukluft Park, são seis horas de carro a partir da capital, Windhoek, onde descem os aviões vindos de Johannesburgo, na vizinha África do Sul.

A influência da colonização alemã aparece no povo de olhos claros, na arquitetura da capital, na impecável condição das rodovias. E só. Porque enquanto a estrada se afasta, um mundo selvagem dá as caras.

Pelo caminho, quase nenhum dos 2 milhões de habitantes do país. Mas girafas, elefantes, rinocerontes e focas. Dunas vermelhas, dunas brancas, formações rochosas, praias, savanas. Um céu que sai do chão e abraça. Depois de Sossusvlei, a viagem segue por terra, água e ar. Roteiro que exige preparo. De corpo e alma.

Assista ao vídeo dessa aventura.

Nos próximos posts, o dia a dia pelo litoral do país. De teco-teco.  

Sobre Camila Anauate

De alma inquieta e mente aberta, que me fizeram jornalista, viajante, aventureira, sonhadora sem-fim
Esse post foi publicado em Namíbia e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Deserto de cores e texturas

  1. Milena disse:

    Cá, juro que fiquei arrepiada ao ler o texto. Lindo! Arrasou, quero ler os próximos e ir para a Namíbia :) Beijo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s