Três formas de conhecer o mais fabuloso caos

A pé, na garupa de um riquixá ou no lombo de um elefante, a Índia é pura e simplesmente arrebatadora. Daqueles lugares que você é capaz de amar e odiar com a mesma intensidade. Choca, provoca, assusta. E joga um feitiço que, inexplicavelmente, faz efeito com o tempo.

Olhos e mentes destreinados não resistem à confusão de carros, credos e cores. Almas inquietas, essas sim, vivem a experiência. Para elas, narro aqui três formas tão básicas quanto autênticas de se jogar na Índia.

A loucura começa em Delhi, a capital e principal porta de entrada para estrangeiros curiosos. Ali, todos os contrastes e contradições de um país tão rico e tão pobre. Impossível ficar indiferente aos sorrisos, acenos e cochichos dos indianos. Às vitrines brilhantes, ao trânsito pré-histórico. Cenas que brotam dos becos de Old Delhi enquanto seu riquixá passa.

Em Agra, um ritmo menos frenético e bem mais romântico. Caminhando sobre o chão de mármore do Taj Mahal, descobre-se aos poucos, um a um, cada detalhe desse monumento do amor eterno. A escolha de bater perna também passa por uma questão ecológica: os carros devem estacionar a metros de distância do Taj, para que a poluição fique bem longe das paredes brancas e esculpidas com pedras preciosas. 

A aventura mais exótica deixamos para Jaipur, a capital do Rajastão. Subir de elefante a colina do Forte Amber, um típico palácio que serviu de residência para os reis marajás. Quase um ritual.

Não quer dizer que tais experiências não possam ser vividas de outras formas, mas escolhi as mais originais. Pelos caminhos, há incontáveis templos hindus, mesquitas e monumentos-postais, lindos de morrer. Mas, lembre-se: a graça mesmo é embarcar no caos. Nos próximos posts!

Sobre Camila Anauate

De alma inquieta e mente aberta, que me fizeram jornalista, viajante, aventureira, sonhadora sem-fim
Esse post foi publicado em Índia e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Três formas de conhecer o mais fabuloso caos

  1. Milena disse:

    Quero ler o restooo!

  2. Que fofa Miiiii! Você leu antes que eu divulgasse :-))))))))

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s