Walking in Memphis

Queria ter visto minha cara quando a editora me escolheu para escrever a reportagem sobre os 30 anos da morte de Elvis Presley. Engoli seco. Não que ir a Memphis, sozinha, fosse um sacrifício – vou feliz até para Cubatão! Mas que sabia eu sobre o rei do rock’n’roll? Tá, conhecia uma, duas, dez músicas. Havia visto um, dois, três filmes. Ela, porém, manjava tudo. T-U-D-O.

Então comecei a pesquisar loucamente a vida e a obra do astro. Fiz inúmeros contatos em Memphis, pedi ajuda, dicas, montei um itinerário completo. E embarquei disposta a  conhecer, entender, viver meu personagem. Sem qualquer julgamento.

Descobri um novo mundo Walking in Memphis. As origens do soul, do blues, do garoto que dormiu cantor gospel e acordou rei do rock. Entrevistei o costureiro que fez muitos dos ternos de Elvis. Ouvi a primeira versão de That’s all Right no Sun Studio. Fui do conjunto habitacional onde Elvis vivia com os pais à selva extravagante do Jungle Room, em Graceland. Esbarrei com Priscila Presley no meio da rua (sim, gente, tem foto!).

O resultado dessa imersão é óbvio: voltei fã. E com material de sobra para escrever uma reportagem de sete páginas, que foi publicada no caderno Viagem, do Estadão, em 17 de julho de 2007, e que rendeu meu primeiro prêmio jornalístico. Naquele ano, ganhei do US Travel, o órgão de turismo dos EUA, o Travel Writer Award pela melhor reportagem do ano sobre o país.

Amanhã faz 34 anos que Elvis Presley morreu. Memphis relembra a data durate a Elvis Week, quando topetes do mundo inteiro se encontram em Graceland para provar que a lenda continua viva. Eu presto minha homenagem aqui, reproduzindo textos, fotos e histórias da Memphis de Elvis. Nos próximos posts.

Sobre Camila Anauate

De alma inquieta e mente aberta, que me fizeram jornalista, viajante, aventureira, sonhadora sem-fim
Esse post foi publicado em Estados Unidos e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

