Um dia de bike em Munique

Este slideshow necessita de JavaScript.

Unanimidade não existe quando se fala na melhor maneira de conhecer uma cidade. Mas são bem poucos os que discordam que, nos meses de verão, a grande graça é descobrir a capital da Baviera numa bicicleta. Detentora da boa fama de ser bike friendly, Munique tem 22 mil vagas de estacionamento específico e espantosos 1.200 quilômetros de ciclovias, que levam o visitante até suas principais atrações históricas e culturais.

Para os turistas, a estrutura é invejável: o aluguel da bicicleta pode ser feito por telefone. Basta ligar de um aparelho público e dizer o número do cartão de crédito para destravar a bike em um dos muitos estacionamentos disponíveis.

No site www.muenchen.de/mobil, por exemplo, há várias opções de roteiros, mas quem preferir pode fazer um city tour de bike, pedalando atrás de um guia especializado. Os mais preguiçosos podem recorrer ao serviço das táxi bikes – o passageiro faz a visita confortavelmente instalado em uma cabine.

MARIENPLATZ
A vantagem da bicicleta é poder decidir aonde ir e quando parar. Comece o passeio na Marienplatz, a principal praça da cidade desde a Idade Média. De lá partem os tours.

A construção mais importante é a atual prefeitura, em estilo neogótico. Mas a antiga sede do poder municipal também está lá e hoje abriga o museu do brinquedo. Aproveite para ver a Igreja de Nossa Senhora, com duas torres de 99 metros.

A Marienplatz é o lugar perfeito para compras, com várias lojas e restaurantes. A poucos metros dali, outra boa opção para aproveitar o calor é o Viktualienmarkt, o mercado de produtos agrícolas, com mais de 200 anos. Lá, bares servem o melhor da gastronomia alemã a céu aberto. Com muita cerveja, claro.

PARIS ALEMÃ
Saindo da Marienplatz, siga direto para a Praça Max-Joseph, rodeada pelo Teatro da Ópera e pelo Palácio Residenz. Ali está o corredor das lojas de grife. E também restaurantes típicos como o Spatenhaus – prove o schweinebraten, com carne de porco e bolo de batata.

Próxima parada: Odeonplatz, logo adiante. Dizem que no pórtico com três arcos, que fica em um dos lados da praça, Hitler fez seu primeiro discurso em público – Munique foi uma das cidades do movimento nazista.

Seguindo pela Rua Ludwig, o turista vai entender por que Munique é chamada de Paris alemã. Um arco do triunfo dá início a uma avenida tão arborizada quanto a Champs Elysées, bem perto do Englischer Garten, o maior parque urbano da Europa, desenhado por um inglês. Atração, de verdade, imperdível: reserve no mínimo duas horas.

O parque fica lotado especialmente no verão. É gente correndo, fazendo piquenique, tomando sol, nadando pelado. Surfando! Ondas artificiais agitam o Rio Isar, tem até competição!

A outra grande atração do parque só poderia ser a torre chinesa, onde uma banda toca música alemã enquanto turistas provam a comida dos restaurantes ao redor. Sente na grama e recupere o fôlego para voltar pedalando.

NOITE COMPLETA
Depois de um dia de esforço, a noite chega para garantir algumas calorias. Vá direto à cervejaria Hofbruhauss (www.hofbraeuhaus.de), que desde 1589 fica na Platzl, no centro. Além da comida típica, você vai se encantar com um grupo vestido a caráter, que toca músicas alemãs e ensina o público a dançar. Todo mundo tem de participar e brindar: ”Ein prosit, ein prosit, der gemütlichkeit”. Em bom português: ”Saúde, companheiros!”

Call-a-Bike: www.callabike.de
Discover Munich: www.discovermunich.net
Rikscha: www.rikscha-mobil.de

Sobre Camila Anauate

De alma inquieta e mente aberta, que me fizeram jornalista, viajante, aventureira, sonhadora sem-fim
Esse post foi publicado em Alemanha e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Um dia de bike em Munique

  1. Muito legal.. to louco pra conhecer a Alemanha de bike. Especialmente Berlin.

  2. Margot disse:

    Amei o post e estou com muita vontade de fazer mas, tenho 2 filhas nada acostumadas a exercícios, uma adulta e outra adolescentes, minha dúvida é sobre a topografia de Munique, é plano ou tem aclives?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s