A civilização e seus costumes trazidos da China continental são milenares, mas Taiwan tem um lado bem tecnológico. Em poucas décadas, a ilha deu um salto incrível para a modernidade.
Taipei é o principal exemplo. Quase toda coberta por Wi-Fi, tem um sistema rápido de metrô e trens de alta velocidade para os principais destinos da ilha. E ainda exibe um dos prédios mais altos do mundo, o Taipei 101.
Entre subir no elevador e ver a capital se transformar numa maquete são 37 segundos. O elevador dispara a 1.010 metros por minuto até o observatório, no 89º andar. A 382 metros de altura, prédios, casas e carros parecem peças de um jogo infantil. Parques, pontes e montanhas completam o cenário. Para saber o que é cada pontinho lá embaixo, use o audioguia.
O passeio termina no 91º andar, no terraço ao ar livre que deixa o cenário mais real. Não fossem as nuvens…
Inaugurado em 2004, o Taipei 101 funciona como centro financeiro e comercial. Tem 508 metros de altura e perdeu o título de mais alto do mundo em 2009, quando ficou pronto o Burj Dubai (818 metros). Site: www.taipei-101.com.tw.
CONEXÕES O governo de Taipei tem um dos projetos tecnológicos mais ambiciosos do mundo, o mobile city, para tornar a cidade 100% wireless. Desde 2006, o sistema Wi-Fly está sendo implantado – hoje há 5 mil pontos de acesso. Mas o serviço é pago.
Fora do mundo virtual, Taipei conecta-se a outros pontos da ilha pelos trilhos. A rede de trens de alta velocidade tem 345 quilôajam a 300 quilômetros por hora. Site: http://www.thsrc.com.tw/.