A Colômbia que ninguém sabe nem viu

Nem saí do aeroporto de Bogotá, não conheci mais que uma balada de salsa em Medellín, tampouco cheguei perto das caribenhas Cartagena e San Andrés. Embarquei num aviãozico capenga e barulhento rumo ao improvável, à selva, à beira do Pacífico, região das FARC, de natureza crua, de um povo tão lindo e tão pobre, para viver uma intensa transfomação.

Saí completamente do mundo – do meu mundo – em Bahia Solano e Nuquí. Foram 15 dias sem qualquer comunicação, telefone, internet, televisão, rádio, telegrama, sinal de fumaça. Sem luz, sem água quente. Feliz, leve, livre. E com o exército na cola, 24 horas.

Foi ali que aprendi a comer peixe, ou morreria de fome. E foi ali que perdi todas as  frescuras, se é que eram frescuras. Mas dormi em cabanas de madeira acompanhada de todas as espécies, gêneros, famílias, ordens, classes, filos e reinos animais. Não acendia a lanterna, apenas ia tateando até o colchão para simplesmente não ver. Tomei banho gelado em noites frescas. Caí no mar de madrugada. Ao escurcer, a fogueira, a prosa e o rum. Aquele rum…

Aventuras inesquecíveis na praia, na selva, no mar. Vi baleias jubartes de perto. Nadei nas cachoeiras, entrei numa piscina de águas termais no meio do mato. Fiz uma travessia de barquinho baixo tempestade. Passei mal, muito mal. Mas me sentia outra no último dia, quando sorri para aquele inseto verde-estranho no banheiro. E quando me arrepiei com o pôr do sol espelhado, esse aí da foto.

Experiências que contarei nos próximos posts.

Sobre Camila Anauate

De alma inquieta e mente aberta, que me fizeram jornalista, viajante, aventureira, sonhadora sem-fim
Esse post foi publicado em Colômbia, Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s